• Header-kenniscentrum-1.jpg

« Costas

Qual é a diferença entre a agricultura biológica e ecológica?

verschil-tussen-ecologisch-en-biologisch-teelt-blog-bac.jpg03 dez

“Agricultura biológica” e “cultivo ecológico” podem parecer significar a mesma coisa. No entanto, existem diferenças essenciais entre ambos os termos. Leia este blog para aprofundar os seus conhecimentos sobre a agricultura biológica e ecológica. 

Em que consiste a agricultura biológica?

A palavra “biológica” é protegida, podendo ser utilizada apenas para descrever produtos com o rótulo biológico europeu, a marca EKO ou Ecocert. 

O cultivo biológico inclui o cumprimento das regulações seguintes:

  • Sem uso de pesticidas químicos.
  • Sem uso de fertilizantes artificiais. 
  • Sem uso de sementes geneticamente modificadas.
  • Uso responsável dos recursos naturais e energéticos. 

A marca EKO é mais exigente que o rótulo biológico europeu. Este último salienta o respeito do ambiente e o bem-estar da fauna. O primeiro também impõe requerimentos sobre o consumo de energia, embalagem, aspetos sociais e comércio justo. 

Em que consiste a agricultura ecológica?

A agricultura ecológica é semelhante à agricultura biológica, mas esta última tem em conta a totalidade do ecossistema, agindo apenas de acordo com o ciclo de vida natural. Por exemplo, um agricultor ecológico utiliza composto originário de resíduos apenas. Entre os exemplos de medidas tomadas pelos agricultores ecológicos, encontram-se:

  • Limitar a produção de resíduos ao máximo. 
  • Reciclar os resíduos produzidos (o lixo orgânico é colocado no composto). 
  • Plantar vegetações em redor de cultivos para aumentar o bem-estar de abelhas, pássaros selvagens, etc. 

Produtos BAC com rótulo biológico

Está à procura de produtos para utilizar na agricultura biológica? A BAC concentra-se na produção de nutrição vegetal, estimulantes, fertilizantes biológicos e estimulantes de plantas que são adequados para o cultivo biológico. Muitos dos nossos produtos têm certificação Ecocert. 

Mais informações sobre a agricultura biológica

Gostaria de ficar a saber mais sobre a agricultura biológica? Adoraríamos partilhar os nossos conhecimentos consigo e iremos fornecer com todo o gosto o aconselhamento necessário sobre que produtos são adequados para o seu cultivo e a forma como utilizá-los. 

« Costas

Scroll to top